top of page
Buscar
  • iasmingeremia

As 5 Linguagens do Amor

As Cinco Linguagens do Amor são um conceito proposto pelo conselheiro matrimonial Dr. Gary Chapman, que sugere que as pessoas expressam e recebem o amor de maneiras diferentes.


Noivos em seu casamento


PRA QUE SERVE?

Saber qual é a sua linguagem do amor é importante, pois ajuda o seu companheiro a entender como você se sente querido e também facilita na hora de demonstrar amor ao outro.

Nesse sentido, o autor identificou cinco principais "linguagens" pelas quais as pessoas costumam expressar e receber amor. São elas:


  1. Palavras de Afirmação: Expressar o amor por meio de palavras positivas, elogios e palavras encorajadoras.

  2. Tempo de Qualidade: Demonstrar amor dedicando tempo e atenção exclusivos à pessoa, compartilhando atividades significativas juntos.

  3. Receber Presentes: Sentir-se amado através do recebimento de presentes significativos, que demonstram cuidado e consideração.

  4. Atos de Serviço: Expressar amor realizando ações e gestos que facilitam a vida do parceiro, como ajudar nas tarefas diárias.

  5. Toque Físico: Sentir-se amado por meio de contato físico, como abraços, beijos, carícias e outros gestos táteis.

Mulheres conversando

A ideia é que, ao compreender a linguagem do amor predominante do parceiro, você pode melhorar a comunicação e a conexão emocional no relacionamento, pois as pessoas têm preferências diferentes quanto à forma como desejam receber e expressar amor.


EXPRESSANDO NO DIA DIA

Aqui vão algumas dicas de como expressar a linguagem de amor do seu amado ou da sua amada no dia a dia, lembre-se que não é necessário gestos grandes, o que importa é a intenção deles:


  • Toque físico: abrace seu companheiro por trás enquanto ele ou ela lava as louças, dê um beijo de língua no meio do dia, o surpreenda com uma massagem;

  • Atos de serviço: preparar algo que o outro goste de comer, limpe a casa;

  • Tempo de qualidade: chame-o para fazer algo que ele ou ela goste, como assistir a um filme juntos. O importante é estar presente no momento;

  • Palavras de afirmação: "você está bonito", "gosto do seu cabelo assim", "você fez um trabalho excelente". Tente elogiar as coisas pequenas do dia a dia.

  • Presentes: algo que demonstre que você pensou na pessoa amada, você pode fazer um bilhetinho e deixar na porta da geladeira, comprar aquele docinho do mercado que o outro gosta.

LEMBRE-SE



Homem dando um beijo na bochecha de uma mulher

Para identificar sua linguagem do amor, é necessário exercer o autoconhecimento. Além disso, é importante pontuar que nem sempre sua maneira de demonstrar será a mesma que você gosta de receber. Por exemplo: uma pessoa pode demonstrar com presentes, mas gostar de receber palavras de afirmação.

É totalmente possível aprender uma nova linguagem do amor, caso você não esteja habituado a do seu amado. Isso , inclusive, demonstra que você ama e se importa com o outro. Todos nós temos um pouquinho das 5 linguagens em níveis diferentes e nenhuma é mais importante que a outra. Gostou do artigo? Leia mais: 4 Impactos Positivos das Atividades Físicas na Saúde Mental.




15 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page